Portas técnicas hospitalares e sua importância

Conheça um pouco mais sobre portas técnicas e a importância delas em ambientes como hospitais e hotéis.

Quando falamos em obras, um dos principais pilares a ser pensado é a segurança, seja ela de estrutura ou de serviços. Portas técnicas são parte fundamental da segurança em ambientes de alto fluxo de pessoas. Desde 2020 convivendo com a pandemia do COVID-19, a utilização de portas hospitalares fica ainda mais evidente, devido ao potencial de transmissão de doenças. Instalar portas hospitalares adequadas é uma medida essencial para controlar o nível de poluentes e contágio por microrganismos presentes no ar.

Mas afinal, o que são portas técnicas e para que servem? São portas que desempenham alguma função técnica no empreendimento, por exemplo: porta corta-fogo, porta acústica, antibacteriana, entre outras. Essas portas geralmente fazem parte de empreendimentos hospitalares, hoteleiros, restaurantes, shoppings e prédios. Elas têm o objetivo de trazer segurança à circulação desses ambientes e fazem parte da rotina de engenheiros e arquitetos, por conta das normas de instalação que devem ser seguidas no planejamento de uma obra.

Em caso de hospitais, por exemplo, é necessário que as portas técnicas atendam aos requisitos da vigilância sanitária, por isso, o fornecedor deve provar que as portas, atendam a todas as exigências. Assim, a segurança do projeto é garantida e a entrega da obra ocorrerá de maneira tranquila, cumprindo todos os requisitos. Outro ponto importante na segurança de entrega de uma obra, são as necessidades dimensionais que o projeto exige. Podemos destacar portas para grandes vãos de largura, por exemplo. Acreditamos na possibilidade de explorar arquitetonicamente ambientes e tornar os espaços ainda mais aproveitáveis. Pensando nisso, as portas não precisam ser um componente sem vida no ambiente e sim uma composição no espaço, harmonizando ele da melhor forma possível.

Vamos pensar um pouco sobre a arquitetura hospitalar: muitos empreendimentos buscam trazer um ambiente mais aconchegante para as pessoas. Podemos ampliar as possibilidades em revestimentos e acabamentos juntamente com a tecnologia que as portas hospitalares necessitam para esses ambientes.

Obras hospitalares exigem diferentes opções e soluções para portas. Dentre as possibilidades que entregamos, há o atendimento a grandes dimensões, facilitando acessos, com guarnições reguláveis para se adaptar às variações das paredes. Já para atender a todos os ambientes da obra, as portas podem ser preparadas para salas de raio-X e de ressonância magnética.

Nos ambientes da área da saúde, como hospitais, o cuidado com materiais antivirais e antibacterianos são fundamentais para manter a saúde do espaço. Por isso, utilizamos os revestimentos da Duratex Madeiras que contam com a tecnologia do Protekto Plus, que além de combater a proliferação de microrganismos, é resistente à limpeza pesada.

Entre outros aspectos importantes para considerar no seu projeto, destacamos a resistência da porta, seja ela a umidade, riscos ou a pragas, tudo isso garantindo pelos materiais utilizados e processo produtivo. Além disso, a espessura mínima da porta de 42mm garante resistência acústica aos ambientes hospitalares, entregando privacidade e conforto.

Com todas estas possibilidades, é importante entender as necessidades do projeto e quais as soluções que melhor atendem o mesmo. Pensando nisso, estamos a disposição para esclarecer dúvidas sobre portas técnicas. Queremos mostrar como você pode sair do convencional, cumprir as exigências sanitárias e ainda estar dentro do orçamento da obra.

Clique aqui e converse conosco.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

LEIA TAMBÉM

apen_reconectar

Reconectar-se

Proximidade, pessoas, conexão e momentos essas quatro palavras significam muito para nós, e a junção delas representa o nosso momento atual, o reconectar-se.

SAIBA MAIS

RECEBA NOSSAS
NOVIDADES

Preencha os dados abaixo para receber todas as novidades de Apen Portas em seu e-mail.